A NOSSA FUNDAÇÃO ESTÁ CHEIA DE HISTÓRIA

A Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se situa na Quinta dos Freixos, numa bonita quinta rural com 30 hectares que dista 2 km de Tábua no distrito de Coimbra.

Neste local existe um solar do Séc. XVIII, casa dos avós de Sarah Beirão e berço da escritora. Sarah de Vasconcelos Carvalho Beirão, principal impulsionadora desta fundação, que nasceu a 29 de Julho de 1880, na freguesia e concelho de Tábua, distrito de Coimbra, onde veio a falecer em 21 de Maio de 1974.

Esta Instituição foi fundada em Junho de 1964 pela escritora D. Sarah Beirão e pelo seu marido Dr. António Costa Carvalho resultante da sua convivência com muitos artistas e da preocupação que estes tinham quando se aproximava o final das suas carreiras, deste modo, a instituição foi criada como sendo a primeira casa do artista.

Os primeiros estatutos da Fundação Sarah Beirão/António Costa carvalho foram aprovados a 3 de Junho de 1964 e publicados no Diário do Governo n.º 141, 3.ª série de 17 de Junho de 1964.

Inicialmente tinha como objectivo acolher artistas famosos como: escritores, actores, músicos, pintores ou escultores, de ambos os sexos, de nacionalidade portuguesa, quer permanentemente diminuídos do ponto de vista físico e económico, quer temporariamente necessitados de repouso ou de férias.

A 30 de Outubro de 1985 foram aprovadas as alterações dos estatutos da Fundação Sarah Beirão e António Costa Carvalho, passando a instituição a considerar como objectivo principal, a concessão de bens e a prestação de serviços de segurança social na área da população idosa e no âmbito de acção nacional, para além de acolher escritores, jornalistas e outros intelectuais ligados à comunicação.

Assim, presentemente acolhe idosos de todos os estratos sociais, não só do distrito mas como a nível nacional, aos quais presta apoio nas seguintes áreas: Estrutura Residencial para Idosos (Lar), Apoio Domiciliário e Centro de Dia, a um total de cerca de 100 utentes.

Actualmente a Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho tem acordos de cooperação com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Coimbra para as respostas sociais de estrutura residencial para idosos (ERPI), serviço de apoio domiciliário (SAD) e centro de dia (CD).

INSTALAÇÕES

A sede da Fundação está instalada num edifício, dispondo de 9 quartos no rés-do-chão e de 13 quartos no primeiro andar sendo três deles suites. Os quartos foram equipados com belas mobílias oferecidas por artistas e por instituições de representação intelectual. O edifício é ainda composto por dispensas, cozinha, refeitório, bar, casa de banho para homens e casas de banho para as mulheres.

Em resposta á procura decidiu-se aumentar as instalações da Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho e a 29 de Julho de 1997 é inaugurada pelo senhor Secretário de Estado da Inserção Social, Dr. Rui Ferreira Cunha a ampliação do qual agora constam mais 13 quartos com casa de banho, dois escritórios, uma recepção, um posto médico, uma enfermaria, um cabeleireiro, três casas de banho, uma sala de espera, uma sala de reuniões, dois salões, três armazéns, uma lavandaria, um jacuzi, uma casa das máquinas, uma garagem e uma capela.

QUINTA DOS FREIXOS

Na quinta da Fundação Sarah Beirão/António Costa Carvalho poderá sentir, através das árvores que ali crescem frondosas: castanheiros, pinheiros, plátanos, freixo e árvores de fruto, como: macieiras, laranjeiras, ameixoeiras, nespereiras e como não podia deixar de ser, o lado poético da Quinta, cameleiras, mimosas e junto de um lago, onde à noite ouvimos o coaxar das rãs, roseiras e outras flores.

CONTACTOS

Quinta dos Freixos