A Fundadora

Dª SARAH DE VASCONCELOS CARVALHO BEIRÃO

Sarah de Vasconcelos Carvalho Beirão (Tábua, 29 de Julho de 1880 - Tábua, 21 de Maio de 1974), mais conhecida por Sarah Beirão, foi uma escritora, publicista, activista dos direitos das mulheres e filantropa, que se distinguiu no panorama cultural e político de Portugal durante as décadas de 1930 e 1940. Produziu uma obra diversificada, onde predomina a ficção destinada ao público infanto-juvenil, com vasta colaboração dispersa por periódicos de Lisboa e Porto.

Colaborou em vários jornais, entre os quais “O Primeiro de Janeiro”, “o Diário de Notícias” e o “Diário de Lisboa”, entre outros.

Foi filha do médico Dr. Francisco Beirão, facultativo na Vila de Tábua.

Aos 18 anos já escrevia para os periódicos O Tabuense, Beira Alta e para a revista Humanidade, sob pseudónimo de Álvaro de Vasconcelos.

Para além do seu activismo na defesa dos direitos das mulheres e da igualdade entre géneros, Sarah Beirão dedicou-se à filantropia dedicando-se a diversas causas de pendor humanista a favor dos mais desfavorecidos, das crianças e dos idosos.

Foi a instituidora da fundação que deu origem à primeira Casa do Artista em Portugal.

Para além da Fundação Sarah Beirão/António Costa Carvalho, que presta serviços de lar, centro de dia e apoio domiciliário, fundou a Casa da Criança Sara Beirão e o Lar Sara Beirão, ambos em Travanca de Lagos, Oliveira do Hospital.

Com Maria Lamas e Elina Guimarães foi uma destacada dirigente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, instituição liderante na defesa do sufrágio feminino e dos direitos políticos das mulheres.

A escritora é lembrada na toponímia da Vila de Tábua, onde existe o Jardim Sarah Beirão, e em diversas outras localidades, entre as quais Sobreda da Caparica, Oeiras e Seixal.

Da sua obra publicada em volume são de destacar Serões da Beira, Amores no campo, Os Fidalgos da Torre, Surpresa Bendita, Sozinha, Raul e Alvorada.

LIVROS EDITADOS

Quinta dos Freixos