Fundação /

O Comendador

António Costa Carvalho

António Costa Carvalho

António Costa Carvalho, nasceu em Travanca de Lagos, concelho de Oliveira do Hospital a 20 de Março de 1883.

Conheceu a escritora, Sarah Beirão na primavera de 1910 na Figueira da Foz e a 15 de Setembro de 1910, casam-se na igreja paroquial de Santa Maria Maior em Tábua.

António Costa Carvalho financiou várias peças de teatro, tais como “O Amansar da Fera” de Shakespeare a 28 de Maio de 1962, “O Cerro dos Enforcados”, “Severa” entre outras.

A quando do mandato como Presidente da Republica, entre 1958 e 1979, o Almirante Américo Tomás condecora António Costa Carvalho a Comendador.

O Comendador viajou por muitos países da Europa e da América do Sul.

A 27 de Dezembro de 1977, vem a falecer em Lisboa.

Testemunhos

“Gosto desta instituição, ajudam-me… Vim para cá porque não podia estar em casa sozinha. As meninas auxiliam-nos no que é preciso. É um grande apoio!”

Dna. Piedade  - Sobre: Centro de Dia

“Vim para esta instituição porque andava a cair muito e não tinha quem me ajudasse a levantar… Eu não me levantava sozinha… Os meus filhos não tinham como cuidar de mim. Não fazia comida para mim, a minha filha ia almoçar comigo para ter a certeza que eu comia. Foi por isso que me trouxeram para aqui, para ter quem olhe por mim.”

Dna. Helena Matias  - Sobre: Estrutura Residencial para Idosos

“Esta instituição ajuda a tratar da minha mulher e em termos da comida… É do melhor que há! Gosto muito desta instituição e as condições são das melhores! Fiquei surpreendido com este ambiente, com esta maneira de viver, até com a maneira da “casa” e das pessoas, que para mim contam muito.”

Sr. Jorge Santos  - Sobre: Estrutura Residencial para Idosos

“Faleceu o meu marido e eu fique sozinha, os meus filhos puseram-me aqui no Centro de Dia. Gosto de cá estar, ninguém me trata mal. Aqui dão-me apoio se é preciso. Levam-me ao médico… Como aqui e levo comida para casa e é comer com fartura, não há fome. Eu acho que as pessoas que estão sozinhas em casa deviam vir para cá, as meninas são nossas amigas.”

Dna. Natália  - Sobre: Centro de Dia

“Tratam-me muito bem, não tenho nada que dizer da casa. Já cá estou há 5 anos e ajudam-me no que é preciso. Levo comida para o jantar, só ao sábado e ao domingo é que vou comer a casa do meu filho. Ao princípio não gostava de cá estar, mas depois habituei-me e agora gosto… Gosto de participar nas atividades.”

Dna. Laura  - Sobre: Centro de Dia

“Se avaliar a situação atual da minha mãe e há um ano atras, antes de vir para o lar, eu posso dizer que este ano foi bastante positivo. Ela devido à doença que tem, a gente sabe que não tem cura, as melhoras serão poucas, mas mesmo assim eu noto uma diferença significativa e eu acho que ela está muito bem tratada e do pouco que eu consigo avaliar, estou muito satisfeita e voltaria a por cá os meus pais se o tempo voltasse atras. Recomendo a instituição sem qualquer duvida… (…) acho que é preciso que as pessoas se sintam felizes e para mim a maior alegria no meio de isto tudo, (…) é ouvir o meu pai a dizer que está no paraíso.”

Fátima - Filha do Sr. Jorge e da Dna. Laura Santos  - Sobre: Servio de Apoio Domicilirio

“Vim para cá em 2010, o meu marido estava doente. O meu marido faleceu e eu ainda estou aqui. Gosto de ajudar as meninas a arrumar o refeitório, mas já fico cansadita. Dão-me o apoio que preciso.”

Dna. Anunciação Pereira  - Sobre: Estrutura Residencial para Idosos

Respostas Sociais

Lorem Website

Apoio Domiciliário (SAD)

A resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados...

Lorem Website

Estrutura Residencial (ERPI)

A Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho, é uma...

Lorem Website

Centro de Dia (CD)

O Centro de Dia da Fundação Sarah Beirão / António Costa Carvalho,  funciona no mesmo espaço físico...

Lorem Website

Projectos Futuros

A Fundação Sarah Beirão/ António Costa Carvalho, tendo presente a constante procura da instituição,...

A Fundação Sarah Beirão tem como missão prestar uma melhor qualidade de vida à pessoa idosa.